quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Matéria solicitada pelo professor José Hilário sobre Jornalismo Econômico! Disciplina: Jornalismo Especializado.

O bolso do brasileiro no fim do ano

Por Cleyton Melo (Editor Chefe e Fotógrafo), Clayton Gomes (Repórter e Fotógrafo), Roberta Sudatti (Repórter) e Bruna Schumk (Repórter)

O otimismo e a ansiedade em quitar as dívidas junto ao 13º salário são alvo fácil para o consumidor que visa o equilíbrio econômico neste fim de ano.

O brasileiro, com a chegada do fim do ano, sempre faz um balanço de suas dívidas e dependendo de como se saiu, poderá aproveitar ou não seu décimo terceiro salário. A maioria dos consumidores que compõe a classe C da população brasileira utiliza o dinheiro extra para quitar as dívidas que restam para começar um novo ano longe de preocupações.

A inadimplência do brasileiro chega a levar meses para ser revertida. A perda do emprego, doenças familiares, empréstimos com juros absurdos e compras no cartão de crédito são alguns dos motivos mais comuns para explicar a causa do endividamento, para evitar dores de cabeça já no início de 2011 o consumidor precisa manter o controle e pensar bem antes de utilizar seu dinheiro extra com mais dívidas do que as feitas no decorrer do ano.

Uma maneira de evitar as preocupações é usar o 13º salário para pagar as dívidas que ainda estão pendentes. A (Anefac) Associação Nacional dos executivos de Finanças, Administração e contabilidade realizou uma pesquisa na qual mostra que 57% dos inadimplentes pretendem usar o dinheiro extra para quitar as dívidas que fazem com que o nome e a compra a crédito sejam bloqueados pelos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC). Não é o que pensa Adriana Santos Costa, de 29 anos de idade, promotora de vendas, “Uso meu décimo terceiro para fazer algumas compras, meu marido e eu estamos pensando em comprar alguns móveis juntando nosso salário extra esse ano”. Questionada sobre qual será a forma de pagamento de suas compras Adriana é enfática: “Vamos dar entrada e parcelar o resto no cartão de crédito”, afirma a promotora.

Exemplos como o de Adriana servem para mostrar que a grande expectativa do brasileiro no fim do ano, sem dúvida é o pagamento do 13º salário, a maneira como usá-lo, a cautela com que o consumidor deve agir, demonstram a melhor forma de planejar as dívidas e não começar o ano com o “pé esquerdo”.

Grande parcela da população utiliza dos recursos fornecidos pelas agências bancárias para quitar suas dívidas e unificá-las em pequenas parcelas que completam um ciclo interminável de prestações na inocência de poder voltar a usufruir do nome e das compras a crédito. A tendência neste caso é com alta de juros formarem-se assim uma bola de neve que só aumenta as possibilidades do consumismo capitalista que degola a economia da classe C da população brasileira. Entre outras alternativas o brasileiro é obrigado a utilizar do dinheiro que serviria para o descanso e o lazer da família no final do ano para cobrir o buraco deixado pelo mau uso das finanças pessoais.

Agradecemos ao Professor José Hilário pela compreensão e por nos orientar a fazer um belo trabalho juntos.

Um comentário:

Hilário Rocha disse...

Obrigado pela citação mas o mérito é td de vcs....